Data: 10 de maio
Local: CAPS AD
Presentes: Carlos Dorneles (CAPS AD/SMS); Rita Lorena Nunes (Política de Atenção Básica/SMS); Gerda da Silveira e Carmelita Fagundes(Oficinas de Saúde Mental Coletiva/CAPS II/SMS); Marina Castilhos e Aline Castilhos (FGSM/NA); Maria Carolina Soares (Centro Cultural/SMEC); Norma da Rosa (Associação de Usuário, Familiares e Militantes da Saúde Mental de Alegrete/AUFMSMA); Laila Naymaer, Marilu Ferreira e Adriana Truccolo (UERGS); Cristian Chiabotto (Curso Normal/IEOA); Juliane Castro (CAPS II e UERGS); Leila Betim (Centro de Estudos Santo Antônio/CESAN); Ana Cristina Silva (CAPS II e CAPS AD); Vera Paim (CAPS i, Banrisul e 3º Turno da Saúde Mental); Iara Cafaratti (Conselho Tutelar e CEDEDICA); Vera Lúcia Ferreira; Judete Ferrari (Câmara de Vereadores); Cláudio Marquiori (Coordenador da Macro Região Funcional 6/ SEPLAN).
1. A II Parada Gaúcha do Orgulho Louco, será dia 26 de outubro de 2012, a partir das 13h com concentração na Rua Vasco Alves,125, em direção à Praça Getúlio Vargas e encerramento no Centro Cultural. Em 2012 terá como tema “Qorpo-Santo 184 anos: Loucos pela Vida, SUStentando as diferenças!”;
2. Lemos o Projeto da II Parada.
3. Debatemos sobre as atividades:
a. Feira de Artesanato, Produtos Coloniais e Expressão Plástica - A Feira de Artesanato, Produtos Coloniais e Expressão Plástica reúne bancas das instituições que trabalham com produtos da economia popular e solidária. São convidadas, também para a Feira, entidades escolares ou do setor da assistência social que participam do desfile. Realizar-se-a em toda a Av. Freitas Valle, no dia 26 de outubro, com previsão para o período das 9h até 18h. As bancas poderão ser inscritas junto à coordenação da Feira, com antecedência. Cada entidade deve se ocupar com a estrutura para a colocação dos produtos. Cada produto tem que aportar o Selo Gaúcho do Orgulho Louco. A coordenação da feira estará a cargo de Aline Castilhos e Ana Cristina Silva.
b. Selo Gaúcho do Orgulho Louco – Elaborado pelo Colegiado Coordenador da Parada para ser conferido a cada produto comercializado na Feira de Artesanato, Produtos Coloniais e Expressão Plástica.
c. Desfile com Trio MentalElétrico - Inicia no período da tarde, do dia 26 de outubro, a concentração às 13h, em frente da Câmara Municipal de Alegrete- Rua Vasco Alves,125 . As entidades e os populares devem organizar-se através das instituições ou não. As inscrições são feitas com antecedência com a coordenação de desfile que as indicará o horário de sua entrada na Praça Getúlio Vargas. O percurso do desfile será: Rua Vasco Alves, Praça Getúlio Vargas, Rua General Netto, Av. Freitas Valle e a dispersão em frente ao Centro Cultural na Praça Oswaldo Aranha.
d. Encontro Municipal de Bonecos e Teatro de Rua - A coordenação do Encontro Municipal de Bonecos e Teatro de Rua fará mobilização, junto às instituições parceiras, estimulando-as a preparem bonecos que contem a história da instituição, ou bonecos que falem sobre o tema da parada, ou ainda, bonecos que tenham a ver com as lutas pelas políticas sociais e a inclusão. Os bonecos desfilarão junto às instituições e serão apresentados no Palco Artístico e Cultural. Os grupos de Educação Popular em Saúde e de Teatro de Rua serão convidados, para durante todo o dia, em vários pontos da cidade, fazerem performances que abordem o tema da parada. Deverão inscrever-se junto à coordenação do Encontro Municipal de Bonecos e Teatro de Rua.
e. Projeto Livro Livre- constitui-se de um convite à população participante da parada a trazerem Livros para serem deixados em lugares públicos, como supermercados, paradas de ônibus, instituições bancárias, praças, lojas. Estes livros devem conter um cabeçalho contando seu pertencimento ao Projeto Livro Livre e devem solicitar que a pessoa após a leitura, deixe o livro em um local público, para que o gosto pela leitura, circule e ganhe a comunidade. A coordenação do Projeto Livre montará banca na Praça para orientar as pessoas, onde deixar os exemplares. Esperamos distribuir mil livros livres neste ano de 2012. A coordenação deste Projeto está a cargo do Centro de Estudos Santo Antônio/CESAN.
f. Concurso de Fotografias em celulares - A juventude das escolas Alegretenses está convidada a soltar a criatividade de posse do celular para registrar cenas da II Parada Gaúcha do Orgulho Louco. O Concurso de Fotografias em celular registrará toda e qualquer cena que acontecer durante o evento da parada. O tema principal do concurso são os olhares da juventude sobre a Reforma Psiquiátrica, o Qorpo-Santo, a saúde, a vida. As inscrições das fotos para concorrerem às premiações, deverão ser feitas pelas escolas, através dos professores e seus alunos em até no máximo duas por escola. As instituições deverão estimular os alunos a usarem da criatividade para comporem o seu registro. Este concurso terá regulamento próprio. A coordenação estará a cargo de Aline Castilhos, Laila Naymaer, Carmelita Fagundes, Gerda Silveira e Priscilla Martins.
g. Oficinas de Fotografia - Serão realizadas no dia que antecede a parada, dia 25 de outubro. Serão convidados fotógrafos profissionais para ministrarem as oficinas, junto aos alunos das escolas de Alegrete. A coordenação da Parada estimulará às delegações vindas de fora a trazerem estudantes para participarem do Concurso.
h. Mostra de Alimentação Escolar Sustentável - A partir do mês de maio, a coordenação da Mostra irá percorrer as escolas para estimulá-las a construírem um debate com a comunidade escolar sobre sustentabilidade e alimentação saudável. Após esta etapa, deverão construir um cardápio para ser elaborado na escola, no dia da Parada. Estes cardápios serão oferecidos à comunidade escolar e às delegações advindas de outras localidades no Piquenique Mentaleiro.
i. Piquenique Mentaleiro - será composto de um grande almoço com os participantes da Parada junto à Avenida Freitas Valle. Cada instituição e delegação elaborará sua refeição e preparativos (toalha, guardanapos, copos, pratos, bebidas, etc).
j. Encarte de Receitas de Alimentação Escolar Sustentável - A coordenação da Mostra e da II Parada Gaúcha do Orgulho Louco, produzirá o Encarte de Receitas de Alimentação Escolar Sustentável a serem distribuídos entre as instituições participantes, após o evento da Parada.
k. Palco Artístico e Cultural - tem sua abertura, após o desfile de todas as instituições, no largo do Centro Cultural de Alegrete. No período das 15h- 18h, com inscrições de, no máximo, 15 apresentações de grupos\instituições. Os shows podem ser de músicas, danças, cantos e poesias de até no máximo 10 minutos por instituições/grupos. As inscrições para participarem do Palco deverão ser realizadas com antecedência, junto à coordenação do Palco Artístico.
l. Palco Livre - será realizado durante o Almoço/Piquenique Mentaleiro, no período de 11:30 – 13:00. As inscrições para participarem deste Palco Livre deverão ser realizadas com antecedência.
4. Próxima reunião, quinta-feira (dia 17 de maio), às 17h no CAPS AD.
5. As instituições e delegações dos municípios, que quiserem reunir sua comunidade, para debater o Projeto da II Parada Gaúcha do Orgulho Louco a fim iniciar as atividades de mobilização para este importante evento, poderão agendar “Paradinhas” com o Colegiado Coordenador.
6. O colegiado Coordenador da Parada registrará a marca PARA GAÚCHA DO ORGULHO LOUCO.
7. Serão oferecidos certificados da Parada aos que interessarem. Os mesmo serão assinados pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental Coletiva- Núcleo Alegrete/FGSM-NA e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS.
8. A UERGS organizará uma oficina de confecção de bonecos, com o colegiado coordenador, onde confeccionaremos o boneco do Qorpo-Santo.
9. O FACEBOOK da Parada Gaúcha do Orgulho Louco espera a sua presença, suas notícias, bem como suas agendas http://www.facebook.com/profile.php?id=100003855510833
10. O Blog do Biruta na Rede, também está se colocando a disposição para veicular suas pautas e agendas. Acompanhem www.birutanarede.blogspot.com
Agenda do Período:
· Reunião Preparatória para formação do Grupo de Apoio às Pessoas Autistas em Alegrete /GAPAA/Alegrete – 16 de maio, às 9h, na Câmara de Vereadores
· Dia Nacional de Luta Antimanicomial e Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes – 18 de maio
o Atividade Autogestionada do 13º Seminário Latino Americano de Educação e cultura: Diálogos:Numesc e Educação Permanente em Saúde – Psicóloga Adelina Tubino; Tabagismo – Psicóloga Priscylla Nunes e Técnico de Enfermagem Emir Almeida; Redução de danos – Redutores Paulo Renato e Jeferson Padilha. Local: Sociedade de Medicina de Alegrete, 19h – 24 de maio
Atividade Autogestionada do 13º Seminário Latino Americano de Educação e cultura: Oficina da Parada gaúcha do Orgulho Louco – Que orgulho é esse?, Local:CAPS II (Praça Alexandre Lisboa, antiga SANA), 19h – 24 de maio
o Atividade Autogestionada do 13º Seminário Latino Americano de Educação e cultura: Sistema de Saúde Mental de Alegrete: campo de atuação e abrangência – Psicóloga Maria Judete Ferrari; Drogadição, CAPS e Comunidade – Médico Psiquiatra João Francisco Aquino Witt. Local: Sociedade de Medicina de Alegrete, 19h – 25 de maio
· Seminário da FADERGS/Alegrete – 14 de junho
· Feira do Livro/Alegrete – 26 de junho a 1º de julho
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário